sexta-feira, 11 de abril de 2014

Quibayo, culto a Maria Lionza




QUIBAYO Também poderia ser um derivado da Quimbanda, que é o que um dos ramos da prática religiosa do Congo tornou-se no Brasil. Em Cuba, as linhas Quimbisa / Kimbisa são da mesma região do Congo, embora separados por cerca de 150 anos de desenvolvimento adaptativo. Onareo Ogbe Di. E também é conhecido como “Maria Lionza”. Basicamente, uma mistura de africanos, indígenas crenças indo-venezuelana, espiritualismo e católica. Muito similar ao que é Umbanda no Brasil ou 21 divisões no DR. O culto de María Lionza encontra-se difundido um pouco por toda a Venezuela, mas o seu centro é o chamado “Cerrode María Lionza” no estado de Yaracuy, que integra uma formação montanhosa de nome Macizo de Nirgua. Este local, caracterizado pela sua intensa vegetação, é de alvo de peregrinações por parte dos participantes no culto, sobretudo na época da Semana Santa ou no dia 12 de Outubro (dia que até pouco tempo celebrava a chegada de Cristóvão Colombo à América, tendo sido readaptado como “Dia da Raça”). A Venezuela tem uma população de 27 milhões de pessoas. Destes, 30% veneram a mítica María Lionza como Deusa da Natureza, encarregada de proporcionar a purificação espiritual e a libertação de sofrimentos físicos.


De acordo com o antropólogo venezuelano Margarida Barreto (1990: 12), as mais antigas referências à esta religião são encontrados em uma série de testemunhos verbais do início do século, em que os agricultores da região de Yaracuy e algumas áreas adjacentes discutido a existência de uma devoção de corte ( veja os vídeos )para afro-venezuelano agricultor e Maria Rainha Lionza nas montanhas da Sorte. Naquela época, o culto foi confinada a esta pequena região e foi baseado em devoção aos antepassados, chefes principalmente indianos e os heróis da independência da Venezuela.(Ferrandiz FRANCISCO MARTIN, 1999)


Para eles “Maria Lonza é um deus vivo bucólico pacificamente nas florestas densas, remanzadas águas emgrutas mágicas, entre rebanhos de animais silvestres e rodeado por espíritos subordinado e obediente” Francisco Tamayo (1943).











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