Os Totens:
Totem significa o símbolo sagrado adotado como emblema por tribos ou clãs por considerarem como seus ancestrais e protetores. O totem costuma ser um poste ou coluna e pode ser representado por um animal, uma planta ou outro objeto.
É uma palavra derivada de "odoodem" que significa "marca da família", na linguagem indígena Ojibwe dos índios da América do Norte.
Os totens são vistos como talismã, objetos de veneração e de culto entre o grupo. Em algumas tribos, o totem pode ser simbolizado por um desenho do brasão do grupo, utilizado em diversos objetos como identidade da família à qual pertence.
Um totem poderia ser um animal, planta, objeto ou fenômeno considerado sagrado por uma determinada sociedade. Consiste em um símbolo familiar com poderes sobrenaturais e com características protetoras. Os totems eram rodeados por uma aura de medo, superstição e magia. Entre os índios da América do Norte, o totem é geralmente um desenho meticulosamente trabalhado em madeira formando uma enorme escultura. Totens originais construídos no século XIX podem ser vistos em museus dos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos, o totem é visto como um espírito protetor da pessoa em questão.
A minha experiência:
Quando fiz o ritual de contatação para descobrir o meu animal de proteção, adimito que fiquei um pouco triste, pois eu amo corujas e gostaria que elas representassem o meu totem.
Bem, animal preferido e Totem são coisas diferentes, você pode até passar a ter como preferido, o seu totem, após o ritual de contatação. Mas a verdade é que um animal de proteção vai muito além do gosto pessoal de cada um de nós. Eles nos escolhem, justamente, para nos ensinar lições. Ajudar a guiar nossos caminhos. Então, mesmo que o seu Totem não seja o seu animal preferido, não fique triste, na medida que você o for conhecendo, terão uma ligação inexplicável!
O meu animal sagrado é o urso, e com o tempo fui criando essa ligação de que falei, e ela é muito forte.
Hoje, tenho certeza que não poderia ter um totem melhor! Quando meditamos e conversamos com o nosso animal de proteção, ficamos mais calmos e relaxados. Eles nos ajudam a repensar as coisas e nos tranquiliza em momentos tensos, de crise. Sem contar os diversos aprendizados ao longo das meditações e contatações.
Um pouco sobre meu Totem: O urso
O poder do Urso é o da introspecção. A certeza de que as respostas para todas as questões de alguém, residem em si mesmo. Cada um de nós tem a capacidade de aquietar a mente, entrar no silêncio e simplesmente saber. Assim como o urso hiberna durante o inverno, pessoas urso são mais calmas e quietas durante épocas específicas do ano. Como que avaliando de longe tudo o que as cerca, e meditando a cada movimento que veem. Mas pessoas urso logo acordam, e lutam ferozmente para buscar as oportunidades que os períodos de calmaria trouxeram.
Quando você tem um totem urso, está claramente sendo guiado a um posto de liderança. E deve ser uma pessoa sem medo de forma a defender no que acredita, pois só assim fará os outros que te seguem acreditarem também. Além disso, o urso como totem incentiva a capacidade física e mental dos que o cercam, agindo como uma forma de curador natural.
Ursos são associados com árvores, que são antenas naturais, ligando o céu e a terra. Também são ligações para os sete espectros de cor do intermeio. Associado com a deusa Ártemis, o urso é um guia e líder nato que procura, na calma de suas ponderações, os caminhos que ele e seu séquito devem seguir.
Delaine Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário