terça-feira, 18 de outubro de 2016

Aromaterapia - Sensações


Resultado de imagem para aromaterapia o que é

Medo, alegria, raiva, estímulo, paz, frescor são sensações que podem vir através do corpo ou da alma e estimulados através dos neurônios.

A aromaterapia é a ciência que prega o uso de aromas nos mais diversos tratamentos, que têm por objetivo o alcance do bem-estar físico e mental. Os aromas são provenientes dos óleos essenciais - substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes. Inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, compressas ou escalda-pés, eles restauram as energias curativas e proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito

O óleo essencial de gerânio, por exemplo, é excelente para mulheres no climatério ou na menopausa por ser considerado um fito-hormônio. Traz bastante alívio para os incômodos comuns deste período. 

A depressão pode ser vencida com a ajuda de um poderoso óleo essencial: a lavanda. Ele é utilizado para combater, além da depressão, insônia, tensão e cansaço. Uma gota do óleo no travesseiro pode ajudar a relaxar, assim como colocá-lo em aromatizadores ou borrifar, sob forma de spray, nos ambientes. A lavanda também traz benefícios estéticos. É excelente para a pele. Também pode ser utilizada para desinfetar cortes e arranhões. Para aliviar queimaduras, basta aplicá-lo sobre o local afetado, já que é um dos únicos óleos essenciais que podem ser usados topicamente sem veículo carregador e diluição. 

Para combater dores musculares, a aromaterapia também tem resposta. Hortelã-pimenta, gengibre e eucalipto, diluídos em óleo vegetal de andiroba ou copaíba - poderosos antiinflamatórios - trazem bastante alívio. É uma dica também para quem sofre de fibromialgia, artrite, artrose, tendinite, joanetes e lesões por esforço repetitivo. 

http://www.bonde.com.br/saude/duvidas/o-que-e-aromaterapia-e-qual-sua-importancia--103366.html

Samia Maluf, psicóloga especialista em depressão e síndrome do pânico (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário